terça-feira, 21 de maio de 2019

O QUE É MACHISMO?

O machismo é resultante de uma sociedade orientada pelo patriarcalismo, onde o homem sempre foi considerado a figura suprema nas organizações sociais (Família, Atividades Produtivas, Religião...) e a mulher algo submisso e obediente a ele. E sendo assim, o homem que acredita na inferioridade da mulher, na maioria das vezes, colabora ou age com violência contra ela, e corrobora com a exclusão dos seus direitos, com sua desvalorização social e a impedindo de exercer sua cidadania.

A mulher sofre graves conseqüências do machismo e durante anos luta por seus direitos. Encontramos vários relatos históricos sobre a luta da mulher, dentre os quais se destacam: O dia 8 de março de 1857, oficializado pela ONU como "Dia Internacional da Mulher", data em que operárias de uma fábrica de tecidos norte americana fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho (redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho). A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada e relatos apontam que cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. No dia 24 de Fevereiro de 1932, após muitos anos de reivindicações e discussões, ocorre a instituição do voto feminino, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo, e outro importante acontecimento é a criação da lei Maria da Penha, Lei 11.340, sancionada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, em 07 de agosto de 2006, que promove punições das agressões contra a mulher, quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

São grandes os desafios que nós mulheres temos de enfrentar, desafios estes, resultantes de uma sociedade moldada na figura do Patriarca. Foram anos de direitos negados, porém hoje não só assumimos grandes posições profissionais, como somos reconhecidas ao longo da história por nossas conquistas. Existem cicatrizes que persistirão por longos anos e muito que se conquistar, mas é importante que a mulher atual, esclarecida e informada, persista contra qualquer tipo de violação dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário